segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bolo Especial de Natal



Oi pessoal!!!
Dando continuidade às nossas receitas especiais pro Natal, hoje eu trouxe pra vocês uma receita muito prática e muitoooo deliciosa =D

Achei essa receita perfeita pra ser servida no café da tarde do dia do Natal... Não concordam comigo??? Perfeito pra um café com a família toda reunida =D

Esse bolo foi super aprovado por mim, pelo meu Amor, e pelos meus sogros =D
Não sobrou nadinha pra contar história!!!

A calda não ficou nem um pouco como eu queria, mas mesmo assim, deu super certo =D
Era pra ter ficado durinha, com as frutas presas nela, mas ficou líquida e só meio "gosmentinha"... Acho que foi a minha impaciência em esperar o ponto que fez isso!!!

Pode parecer que não tem farinha o suficiente, mas ficou perfeito e o bolo ficou levinho, levinho... Tudo pra não dar muito peso na consciência depois de devorar o bolo todo!



Bolo Especial de Natal
receita do bolo um tiquinho adaptada daqui e calda daqui

Massa


Ingredientes:
1 xícara e 2 colheres (sopa) de farinha para bolos (*)
1 xícara e 2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) rasa de fermento em pó
9 claras grandes
1/4 colher (chá) de cremor tártaro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de manteiga sem sal derretida (ainda quente)

Modo de Fazer:

Preaqueça o forno a 180°C. Forre o fundo de uma forma de furo central com um círculo de papel manteiga (usei papel toalha e deu certo). Não é pra untar a forma.
Peneire juntos a farinha, ½ xícara + 2 colheres (sopa) do açúcar refinado e o fermento. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata as claras em velocidade baixa até que comecem a espumar. Junte o cremor tártaro e 1 colher (sopa) do açúcar, continue batendo e vá adicionando aos poucos – 1 colher (sopa) por vez – a ½ xícara de açúcar restante.
Bata até obter picos quase firmes. Desligue a batedeira e acrescente a essência de baunilha. Continue batendo e vá adicionando a manteiga quente. Remova a tigela da batedeira e misture delicadamente os ingredientes secos às claras.
Despeje a massa na forma, espalhando de maneira uniforme.
Asse por, aproximadamente, 40 minutos, girando a forma algumas vezes para que a massa asse por igual, até o bolo firmar. Retire do forno e coloque-o virado de cabeça para baixo sobre uma gradinha. Deixe esfriar e então passe uma faca pelas laterais da forma para soltar o bolo. Desenforme-o e retire o papel.

Cobertura:

Ingredientes:
1 xícara de açúcar
1 xícara de água
Uvas passas, damascos secos, amêndoas e nozes a gosto

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes da calda e leve ao fogo até ferver e formar uma calda grossa (não consegui esperar e a minha ficou molinha). Despeje ainda quente sobre o bolo.



Ah... Aqui em casa as frutas foram só na cobertura, porque o meu Amor não é muito fã dessas frutinhas, mas acredito que deva ficar uma maravilha se misturadas junto com a massa também... HUMMM!!!!

Uma ótima semana a todos...

Beijos
Lari

Um comentário:

  1. Meninas, um ótimo destino para as claras que não usamos!!

    Beijos!

    ResponderExcluir