segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Torta de Limão Siciliano



A receita de hoje foi tirada do meu livro mais-favorito-de-todo-o-mundo-culinário =D Pelo menos por enquanto...

Sempre tive a curiosidade de fazer alguma receita usando limão siciliano, mas quando ia no mercado, esquecia de comprar e lá ia a receita por água abaixo...
Mas dessa vez, folheando o meu livrinho, tive a idéia genial de anotar todos os ingredientes pra não esquecer e deu certo!!! Até que enfim eu fiz uma receita com o tal limão siciliano tão comentado na "blogosfera"!!!

Mas, devo confessar, que fiquei um pouco decepcionada com a receita, porque ficou um gosto muito forme de ovo... Nada que atrapalhe o sabor do limão, mas eu consegui perceber o gostinho das gemas na torta. O meu Amor não sentiu nada de gosto de ovo e adorou a torta... Então, acho que eu posso estar sendo muito crítica ;)



Torta de Limão Siciliano


Massa

Ingredientes:
140g de farinha de trigo
uma pitada de sal
55g de açúcar
115g de manteiga sem sal gelada
1 gema grande
1-2 colheres (sopa) de água gelada

Modo de Fazer:
Misture a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela média. Corte a manteiga em pedaços pequenos e acrescente à mistura de farinha. Bata a manteiga com a mistura de farinha até obter a consistência de farofa, deixando alguns pedacinhos de manteiga.

Usando um garfo ou um fouet, bata a gema com água gelada. Lentamente, despeje a mistura do ovo sobre a farinha, mexendo apenas até a mistura ficar úmida. A massa deve dar liga e ficar na forma de uma bola. Cubra com filme plástico. Abra a bola de massa com um rolo até formar um disco plano. Leve à geladeira para esfriar, no mínimo, por meia hora.
Preaqueça o forno a 200°C. Estique a massa e coloque em uma fôrma de 23 cm. Fure a superfície com um garfo e deixe por 10 minutos no freezer. Asse às cegas por 20 minutos.

Recheio

Ingredientes:
1 ovo grande
120ml de suco de limão siciliano fresco
6 gemas grandes
225g de açúcar
8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
raspas de 3 limões
Açúcar de confeiteiro para enfeitar (usei açúcar comum)

Modo de Fazer:
Após assar a massa, retire do forno e espalhe o ovo levemente batido sobre a base da torta. Retorne ao forno por 10 a 15 minutos, até que a base esteja dourada. Transfira para um aramado de metal para esfriar.
Em uma tigela média, misture o suco do limão siciliano, as gemas e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira a mistura para uma panela de fundo grosso e cozinhe em fogo médio até que comece a engrossar, por mais ou menos 10 minutos. Cuidado para não deixar ferver. Quando o creme estiver espesso o suficiente para grudar em uma colher de pau, reduza para fogo baixo e continue a cozinhar por mais 10 minutos. Retire do fogo e misture a manteiga, até que ela derreta. Passe o creme por uma peneira fina, colocando em uma tigela média, e acrescente as raspas de limão. Despeje a mistura morna na fôrma. Sirva bem gelado (fica mais fácil de fatiar =D). Espalhe o açúcar apenas para enfeitar.



Adorei o gosto do limão siciliano e prometo mais receitas com essa maravilha por aqui ;)

Espero que gostem

Uma ótima semana (com feriado e tudo!!!) pra todos...

Beijos
Lari

5 comentários:

  1. Aiiii Só porque eu adoro torta de limão!
    Que tortura!!!

    Beijo Jê

    ResponderExcluir
  2. Olá Meninas...

    Que torta é essa...parece estar divina, adoro torta de limão e sendo siciliano então deve estar 5*...

    Feliz Semana!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  3. Lari e Jê ... essa fatia que esta aí ja partidinha e num pratinho pode vir ja para Portugal... olha que delicia de tarte.. Amei!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Falou em limão, é comigo mesma! Gosto de qualquer limao, siciliano, tahiti, galego... E um bolo ou torta pode ser azedinho, que não me incomodo.
    Aliás, a torta de limão é a minha favorita.
    Boa tarde cinzenta e chuvosa pra todas nós...rs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Lari que delicia sua torta !! Ficou linda e sou fã de limão siciliano! :) Confesso q qdo vou fazer uma receita que quero mto, sempre anoto os ingredientes na lista pq senão com certeza irei esquecer...rs :) Beijos!! Tê

    ResponderExcluir